COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
& MARKETING DIGITAL

Como a criação de site profissional pode ajudar na visibilidade e conversão do seu negócio? Entenda no artigo!

Sendo muito além de apenas um cartão visita para a empresa, o website pode ser o elemento-chave para o seu posicionamento digital e a sua relação com os seus prospects. Saiba mais no artigo!

Como a criação de site profissional pode ajudar na visibilidade e conversão do seu negócio? Entenda no artigo!

A criação de site profissional é um dos principais recursos que permeiam a estratégia de Marketing Digital. Sua estrutura, seu comportamento, função e visual podem ser os mais diversos, porém o seu benefício principal sempre será o mesmo: aumentar a exposição da empresa e, consequentemente, seus indicadores de alcance e conversão. Mas as vantagens não se limitam a apenas estas, formando uma lista de benefícios que impactarão positivamente nos resultados do seu negócio.

É por isto que no artigo de hoje decidimos explicar o quanto você e a sua empresa ganham com a indexação de um site nos mecanismos de busca, seja qual for o formato e funcionalidade desejados, mostrando de perto os diferenciais que o recurso tem e o seu reflexo na imagem de qualquer marca. 

Venha com a gente nessa leitura!

Importância de ter um site para o posicionamento de marca

De acordo com estudo do Search Engine Journal, 93% das experiências on-line têm início em mecanismos de busca.

Dessa forma, ter uma plataforma exclusiva para a sua marca, com a sua identidade visual, recursos personalizados para o seu público e que se beneficia de estratégias de otimização de ranqueamento (SEO, assunto que tocaremos novamente mais à frente) é estar onde o seu consumidor está. 

Complementando essa essencialidade do formato, nosso Diretor de New Business, Tchelo Castro, diz:

“Criados por uma equipe de especialistas em UX/UI design e em  desenvolvimento web, os sites profissionais colocam o usuário no centro de tudo, entregando experiências e jornadas de compra personalizadas e focadas na conversão.

É a opção mais adequada para empresas que desejam destacar-se dentro de um mercado altamente competitivo, onde os consumidores estão cada vez mais exigentes e fazem comparação lado a lado das opções encontradas nos mecanismos de busca para a tomada de decisão de compra.

Em resumo, um site profissional pode oferecer muitas vantagens e oportunidades para a empresa, incluindo presença online, credibilidade, visibilidade, personalização, melhor experiência do usuário, análise e métricas e vantagem competitiva.”

Ainda se somando a essas inúmeras vantagens, criar um site profissional também significa oferecer mais um canal de comunicação com o seu cliente. 

Um website que conta com um chatbot que filtra dúvidas e direciona para contato (já dando o direcionamento e o contexto necessários), por exemplo, melhora e muito a experiência de um prospect e a condução dos passos seguintes de atendimento.

Outro benefício é a carga de autoridade que o seu negócio recebe através da construção de um site altamente personalizado, porém essas vantagens (havendo muitas outras que vamos elencar mais adiante) só são obtidas quando você, empreendedor, faz a escolha certa na hora de criar a sua plataforma.

Entenda a seguir.

Como criar site no Wix ou outras plataformas pode ser perigoso para o seu negócio?

Diferentemente da criação personalizada de uma plataforma, através de um time de estrategistas e desenvolvedores altamente capacitados, escolher o caminho mais prático e econômico de criação de site não possibilitará que você se beneficie das principais vantagens da ferramenta. 

Optando por criadores próprios, como Wix e Wordpress, por exemplo, técnicas e recursos de Otimização de Motores de Busca (tradução para a sigla SEO) se tornam indisponíveis, fazendo com que o site de sua empresa não seja facilmente encontrado pelos seus clientes, o que gerará um fraco resultado comercial de sua marca na Web.

Tanto para empresas B2B quanto B2C, contar com sites que estejam no topo da SERP (Página de Resultados do Mecanismo de Pesquisa, tradução para Search Engine Results Page) é essencial para a visibilidade e alcance do negócio.

Seguem abaixo alguns dados que reforçam esse aspecto, vindos de um estudo da Zero Limits Web, agência californiana especialista em SEO:

  • 67,6% dos usuários acessam os cinco primeiros resultados da busca;
  • os resultados que se colocam entre a sexta e décima posição recebem apenas 3,73% dos cliques;
  • somente 5,59% das pessoas avançam além da segunda página;
  • cerca de 15% clicam nos links patrocinados, enquanto os demais optam por fazer uma nova busca ou simplesmente desistem.

Apenas com essa desvantagem a sua empresa já perde acesso a um dos principais benefícios da criação de um site que é a visibilidade. Mas as limitações dos websites gratuitos não param por aí:

  • impossibilidade de criar uma identidade visual única, já que há apenas as opções de templates limitados;
  • inacessibilidade a vários plugins úteis;
  • URL pouco amigável, contendo nome e marca da plataforma, o que compromete a personalização;
  • presença de anúncios em excesso;
  • e ineficiência de segurança de dados;

Embora econômica, a opção mais prática de criação de site gera ônus que comprometem toda a validade da plataforma, privando o seu negócio de se beneficiar de recursos que farão toda a diferença na presença digital de sua marca. Mas agora você se pergunta, quais são então os benefícios de desenvolver um site profissional? 

Fique com a gente que vamos responder a essa pergunta no próximo tópico.

Conheça as vantagens de ter um site profissional

Primeiramente, antes de traçarmos os inúmeros prós dessa escolha para o seu negócio, é importante ressaltar que o principal passo que irá definir a indispensabilidade do recurso é um estudo aprofundado de seu público, resultando no perfil que conhecemos como Buyer Persona.

Através dele se entenderá onde esse consumidor está presente, seus costumes pré-compra e como ele utiliza os motores de busca, seja no mobile ou no desktop, dentro da sua jornada de consumo. 

Essa leitura também permitirá que o time estratégico à frente do desenvolvimento de seu site determine quais diferenciais de conteúdo trazer para a plataforma. No caso de empresas B2B, onde há uma comunicação mais técnica e contextualizada com o cliente, a veiculação de artigos em uma aba Blog, por exemplo, é indispensável.

Enquanto as redes sociais permitem apresentar a sua marca e seus produtos de forma mais leve, gerando aproximação e engajamento, o site também atua na apresentação de seu negócio, mas não só isto. 

Gera encontrabilidade, possibilita a conversão, seja através de uma compra (e-commerce), o preenchimento de um formulário ou a assinatura de uma newsletter, reforça a identidade visual de sua marca e outros vários benefícios, como:

Maior atração de público qualificado

Usando de palavras-chave, head e long tail, que fazem parte do volume de busca de seu target, estruturando páginas com o uso estratégico de meta tags e fazendo o uso inteligente de backlinks, o seu site estará sempre mais perto do público e de sua jornada de compra (seja na consulta de materiais informativos ou na pesquisa direta de produtos/soluções, dependerá do estágio do funil). Para isso, se faz necessário um time de especialistas, do planejamento ao desenvolvimento, para que a construção e a nutrição do seu site seja a mais eficiente possível.

Fácil integração com as redes sociai

O diferencial permite um fluxo confluente, que se retroalimenta, estimulando o visitante a engajar em outras mídias e acompanhar assiduamente a sua marca. Fomentando as redes e crescendo o seu público em outras frentes, a chance de aumentar ainda mais a taxa de visitação de seu site sobe significativamente, benefício exclusivo do crossmedia. 

Maior chance de conversão

Com um website visualmente bem lapidado e funcionalmente bem desenvolvido, a experiência do visitante será altamente positiva, aumentando as chances de retenção e, consequentemente, conversão já que estará envolvido pela proposta de produto ou serviço que a sua marca oferece. 

Para tal, é imprescindível a presença de experts (alinhados com conceitos de otimização como Pagespeed, Mobile First, entre outros), que saberão criar uma estrutura navegável, escaneável, intuitiva e que corresponda aos índices de performance necessários para uma excelente experiência de acesso, seja no computador ou no celular.

Sua marca como referência

Com um site personalizado, que carrega a identidade de sua marca e a apresenta de forma envolvente com prova social e conteúdos atrativos, fica muito mais fácil estabelecer uma conexão de confiança com o seu visitante já que ali ele poderá conhecer um pouco mais dos seus diferenciais e trajetória. 

Nos casos de estratégias que consideram a produção de blogposts, por exemplo, e o trabalho constante de backlinks, esse aspecto será uma vantagem ainda maior, otimizando não só seu posicionamento na internet, como no mercado.

Menor gasto com marketing

Através do site como ferramenta de visibilidade e conversão, que se alimenta de estratégias que exigem muito pouco do seu budget como o Marketing de Conteúdo, E-mail Marketing e o próprio SEO, sua preocupação com investimentos será consideravelmente menor, além de impactar positivamente seu ROI. 

Ufa, deve ter ficado claro o quão benéfico é esse recurso para o seu negócio, certo? 

Como já comentamos anteriormente, é super importante você confiar essa frente de trabalho para um time que entende do assunto, que saberá avaliar os diferenciais de sua marca e traçar uma estratégia personalizada de criação e manutenção de seu site. 

Agência de Criação de Sites: Por que a Human2Be? 

Há 20 anos atuando no mercado, oferecendo soluções multiplataforma e multi formato para marcas de inúmeros nichos (como imobiliário, lazer, entretenimento, entre outros), a Human2Be se posiciona com uma expertise diferenciada no desenvolvimento de sites eficientes, responsivos, com alta performance e de grande impacto visual.

Confira a seguir nossa dica de ouro.

Acima trazemos um exemplo de website desenvolvido pela squad especialista da Human2Be para a incorporadora e urbanizadora, nacionalmente premiada, Idealiza Cidades

Nele produzimos uma estrutura fresh e eficientemente navegável, com CTAs instigantes, disposição dinâmica dos conteúdos (o que colabora para a escaneabilidade dos textos), e intuitividade que promove a conversão, colaborando assim para uma presença digital produtiva, inovadora e, ao mesmo tempo, fluida. 

Ficou interessado em saber detalhes sobre essa solução e um pouco mais sobre os nossos diferenciais? 

Clique em Quero uma Proposta e fale com um de nossos consultores. 

Será um prazr ajudar você a alavancar digitalmente o seu negócio. 

Compartilhe

LEIA OUTROS CONTEÚDOS
Que tipo de projeto vai ser realizado?
CONTINUAR
Como soube de nós?
Há quanto tempo existe a sua empresa?
Quantos colaboradores você tem hoje?
Qual o seu segmento?
Qual é o faturamento mensal da sua empresa?
Você possui setor de Marketing?
Queremos ouvir sobre suas necessidades. Conte-nos mais!
QUERO UMA PROPOSTA
Preencha o formulário para iniciar uma conversa com um especialista.