COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
& MARKETING DIGITAL

Marketing 5.0: O que é o conceito e o que fala sobre o futuro do marketing

Em um mundo pautado pela tecnologia, se faz necessário avaliar a utilidade da ferramenta a favor da experiência na jornada de consumo. Acesse o artigo e entenda mais sobre o conceito que analisa essa realidade.

Marketing 5.0: O que é o conceito e o que fala sobre o futuro do marketing

Você já ouviu falar do Marketing 5.0?

Amplamente discutido na área nos últimos anos, o Marketing 5.0 fala sobre como devemos usar o poder da tecnologia dentro das estratégias e operações de marketing sem perder o foco no ser humano.

Com a era digital e as mudanças sociais, o conceito se adapta ao novo mundo e analisa o uso das ferramentas tecnológicas nos processos estratégicos, enquanto o foco continua sendo oferecer uma abordagem humana e consciente para a experiência na jornada de compra dos consumidores.

Neste blogpost vamos explicar quem é Philip Kotler, idealizador do conceito, o que é de fato o Marketing 5.0, suas características, o que ele fala sobre o futuro da relação entre a tecnologia e as estratégias comunicacionais.

Vem com a gente nessa jornada!

Quem é Philip Kotler?

Nascido em 1931 em Chicago, EUA, e conhecido como o pai do marketing moderno, Philip Kotler é professor de Marketing da Kellogg School of Management da Northwestern University. Detentor de diversos prêmios e títulos de honra concedidos por várias instituições de ensino ao redor do mundo, é doutor em economia pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Considerado pelo The Wall Street Journal um dos 10 pensadores mais influentes da área de negócios, Kotler é autor de mais de 50 obras traduzidas para mais de 25 idiomas, incluindo o mundialmente renomado Administração de Marketing.

Além disso, Kotler é reconhecido por sua contribuição para a definição do papel do Marketing nas organizações, ao enfatizar a importância da análise do mercado e do consumidor, a segmentação de mercado e a criação de valor para os clientes.

Com sua vasta experiência e conhecimento em Marketing, Philip Kotler é amplamente respeitado e reconhecido como uma das lideranças na indústria de marketing, e suas ideias e conceitos continuam a influenciar a prática e a teoria do marketing até hoje.

Já Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, co-autores do livro que dá nome ao conceito, atuam como CEO e chefe de operações, respectivamente, na MarkPlus, Inc., a maior empresa de consultoria de marketing da Indonésia, os colocando igualmente como grandes nomes da área.

Agora que você já sabe quem são as grandes mentes que deram origem ao termo, seu conceito e a sua aplicação, vamos entender um pouco mais sobre o que é o Marketing 5.0.

O que é Marketing 5.0?

Para começarmos o debate, trazemos esse trecho escrito pelos autores logo no capítulo de boas-vindas:

“O Marketing 5.0 é, por definição, a aplicação de tecnologias que mimetizam o comportamento humano para criar, comunicar, entregar e aumentar o valor ao longo da jornada do cliente.”

Sabendo dessa relação entre tecnologia e humanidade, é importante destacarmos que houveram outros quatro momentos que antecederam a concepção dessa nova abordagem.

Enquanto que no 1.0 o marketing era voltado para o produto, no 2.0 voltado para o consumidor, no 3.0 centrado no ser humano e no 4.0 debatia a diferença entre “marketing no mundo digital” e “marketing digital”, no Marketing 5.0 se reconhece a potencialização que a tecnologia pode trazer para as estratégias e operações de marketing, sem perder o foco no ser humano.

Um fator que foi determinante para o aceleramento dessa evolução foi a pandemia do Covid-19. Com as restrições de viagens e interações sociais, muitas empresas precisaram mudar rapidamente suas estratégias de marketing para se adaptar a um ambiente de negócios totalmente novo.

Isso levou a um aumento do comércio eletrônico e do uso de canais digitais, fazendo as marcas se ajustarem a essa mudança sobretudo na forma como os clientes compram e interagem com elas. Além disso, a pandemia também mudou as prioridades dos consumidores, com muitos buscando produtos e serviços mais seguros, convenientes e personalizados..

A necessidade de se adaptar a esse novo ambiente levou as empresas a investirem em tecnologias avançadas de marketing, como inteligência artificial, análise de dados e personalização em massa, centralizando o aspecto virtual nas suas estratégias, colaborando assim para a criação de um novo conceito que olhasse para essa realidade.

Mas antes que o desespero bata e saiamos tomando como certo a substituição da essencialidade humana pela tecnológica, os autores ainda trazem que apenas seres humanos conseguem entender outros seres humanos, possuindo uma profundidade cognitiva muito mais rica que a capacidade tecnológica atual, reafirmando assim que a tecnologia em si deve ser usada de forma estratégica para potencializar os processos norteados por nós humanos.

 

Ilustração: Como o ser humano adiciona valor ao marketing tecnológico

Quais as principais características do Marketing 5.0?

  • Orientação por dados: o uso de dados e tecnologias avançadas para embasar e fortalecer as decisões e personalizar as estratégias dentro dos processos no marketing.
  • Experiência do cliente: o foco na criação de experiências significativas e personalizadas para os clientes
  • Bem-estar e sustentabilidade:a incorporação da preocupação com o bem-estar e a sustentabilidade nas estratégias de marketing, com o objetivo de criar relações mais autênticas e responsáveis com os consumidores. 
  • Interação humana: a valorização da interação humana e da empatia na relação entre empresas e consumidores.

Em resumo, o Marketing 5.0 representa uma abordagem mais consciente e humana para o marketing, enquanto se beneficia da potência manual que a tecnologia traz para otimizar a entrega/abordagem dentro das estratégias comunicacionais.

Quais são os principais objetivos desta nova fase do marketing e para onde ela nos leva?

A quinta era do marketing tem como objetivo principal aprimorar a relação entre marcas e consumidores, fornecendo soluções personalizadas e tecnologicamente avançadas para atender às suas necessidades. Isso é alcançado por meio da coleta e análise de dados sobre o comportamento e jornada de compra do consumidor, permitindo aos profissionais de marketing entender suas necessidades e desenvolver estratégias de vendas alinhadas ao seu perfil.

Desde o marketing 2.0, a importância do cliente tem sido cada vez mais valorizada, e essa tendência continua na quinta era do marketing. O enfoque nas necessidades e expectativas dos consumidores é o que permite às marcas construírem relacionamentos mais autênticos e duradouros com o seu público, além de aumentar a satisfação e fidelidade do cliente.

O futuro tecnológico já está entre nós

Será cada vez mais comum presenciarmos a convergência entre a tecnologia e o dia a dia de nós seres humanos, o importante é olharmos e nos utilizarmos dela, sobretudo em nosso campo do Marketing com o qual lidamos tanto com a capacidade omnicanal de nos comunicarmos, para potencializar e facilitar nossas vidas.

Por este ser apenas um debate inicial do tema, convidamos você a continuar nos acompanhando, seja aqui ou através de nossas redes sociais, para ficar por dentro das discussões sobre como essa nova era pautará o futuro para além do que já vivemos.

Compartilhe

LEIA OUTROS CONTEÚDOS
Que tipo de projeto vai ser realizado?
CONTINUAR
Como soube de nós?
Há quanto tempo existe a sua empresa?
Quantos colaboradores você tem hoje?
Qual o seu segmento?
Qual é o faturamento mensal da sua empresa?
Você possui setor de Marketing?
Queremos ouvir sobre suas necessidades. Conte-nos mais!
QUERO UMA PROPOSTA
Preencha o formulário para iniciar uma conversa com um especialista.