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Redes Sociais para Empresas: Saiba sua importância e como usar

Nos dias de hoje, o posicionamento digital é um dos meios mais efetivos para se ter reconhecimento e alcance de marca, e as redes sociais acabam desempenhando bem este papel para as empresas. Confira mais no artigo!

Redes Sociais para Empresas: Saiba sua importância e como usar

Em um mundo conectado, onde o que não é digital não ganha atenção, é quase instintivo assumirmos a importância da presença de marcas no ambiente virtual, espaço onde a maior parte de seu público está, seja interagindo, se informando ou consumindo. Por isto que as redes sociais para empresas é um recurso quase que imprescindível em toda estratégia de publicidade, seja para fomentar o awareness, o alcance ou a captação de consumidores.

Se você ainda se questiona da importância de seu negócio mergulhar no universo digital, definitivamente este conteúdo é para você. Neste artigo iremos dar um contexto sobre como as mídias podem ser tanto a base quanto o propulsor do sucesso de sua marca, estabelecendo não só uma comunicação mais assertiva com o seu público, mas mais próxima e humana. 


Vem com a gente nessa leitura!

Qual o impacto das redes sociais no comportamento dos consumidores?

Uma vez que a globalização passou a pautar o dia a dia do ser humano pós-moderno, onde a cultura, a tecnologia, as relações financeiras e a comunicação não se limitam mais às barreiras geográficas, o virtual se tornou cada vez mais presente dentro dos relacionamentos interpessoais. 

A possibilidade de interagir e trocar experiências mundo afora encheu os olhos da humanidade, criando seus perfis em uma rede de plataformas onde compartilham fragmentos do que formam a sua personalidade, no anseio de destacar a sua singularidade em um universo virtual tão homogêneo. 

Digital influencer virou a carreira mais almejada e o like, feed e seguidores passaram a medir a influência e a desenhar a rotina de cada usuário.

De acordo com um recente estudo da ComScore, empresa que mede e analisa audiências, em 2020 nosso país superou a marca de 122 milhões de pessoas conectadas à internet. Em paralelo, segundo relatório deste ano do Opinon Box, 60% dos entrevistados na pesquisa já adquiriram produtos in-app.

Ambos os cenários desenham bem o ponto que queremos que você, empreendedor, entenda: para ser visto e percebido por um público que está em massa no ambiente virtual é preciso ser digital. Aplicativos como Instagram e Facebook, nos dias de hoje, não só servem como ferramentas ativas de contato com este público via conteúdo, como também mostram-se ser plataformas hiper eficientes de atendimento, trazendo agilidade, personalização e facilidade para a relação com o cliente. 

Entendendo a relação próxima que as redes sociais têm dos consumidores, ainda fica faltando saber como na prática, e em detalhes, elas podem ser úteis para o fomento da visibilidade e influência das marcas. Mas, não se preocupe, vamos justamente responder isto no próximo tópico.

Consumidor 4.0: sua empresa mais próxima de quem consome seu produto

Inúmeras são as vantagens das redes sociais para as empresas. Através delas conseguimos gerar um relacionamento muito mais próximo com as chamadas personas, perfis semi-fictícios que representam quem seria o consumidor ideal, além de possibilitar que os produtos e serviços sejam divulgados em grande escala e de forma muito mais prática e barata que uma estratégia offline (métodos que requerem materiais físicos e campanhas que exigem envolvimento presencial).

Sendo um conceito criado por Philip Kotler, um dos mais importantes estudiosos do segmento de marketing, em seu livro Marketing 4.0 - Do Tradicional ao Digital, o Consumidor 4.0 é um termo que dá nome ao novo perfil comportamental da pessoa que consome nos dias atuais. Evoluindo do conceito do Consumidor 3.0, este novo cliente se diferencia por apenas um detalhe: a tecnologia

Este público, conectado e com fácil acesso a inúmeras opções do que comprar e onde comprar, tornou- se muito mais crítico, exigente e necessitado de uma abordagem mais atraente e personalizada. São pessoas que dão prioridade a marcas que atuam eficientemente de forma digital, oferecendo tanto conteúdo quanto atendimento, possibilitando que o seu contato com elas possa se dar dentro da correria do dia a dia. 

Além da aproximação entre o seu negócio e o novo perfil predominante do consumidor pós-moderno, existem outras vantagens que a digitalização da sua marca através das redes sociais pode garantir. 

Confira abaixo!

Principais benefícios das redes sociais para as empresas

  • Consolidação da marca
    Veicular material estratégico e com uma comunicação personalizada ao consumidor ajuda no desenvolvimento e fortalecimento da imagem da marca, fazendo-a ativa no feed do público, aproximando-os.
  • Captação de novos consumidores
    Mecanismos de engajamento como compartilhamento e estratégias de alcance e atração de leads, como as campanhas de mídia paga, método que já abordamos em nosso blog Tráfego Pago: Por que a sua empresa precisa dele?, são ferramentas poderosas de aumento de clientela, oferecidas exclusivamente pelas redes sociais como plataformas.
  • Engajamento com clientes
    Uma vez tendo trabalhado a gestão de redes com uma agência especializada e criado um following qualificado, através dos conteúdos veiculados acontecerão interações que estreitarão um laço de reconhecimento e confiança entre sua marca e esse público, possibilitando também o benefício que vem a seguir.
  • Fidelização do público
    Através deste laço, as redes sociais permitirão que o seu negócio tenha um plataforma de contato direta com o seu consumidor, não só permitindo uma conexão ainda mais forte com este como estimulando o nascimento de promotores de sua marca.
  • Cliente mais satisfeito
    Atendimento é um dos fatores mais determinantes para a avaliação positiva de uma relação entre marca e cliente, e as redes sociais podem ser usadas também como canais práticos para tal, fazendo com que o seu público-alvo se sinta ouvido e valorizado, sentimentos que dão base para maior satisfação.

  • Maior tráfego
    Para empresas que possuem website e blog, por exemplo, as redes sociais podem servir de catalisadores de acesso ao divulgar links que direcionam para esses espaços, contribuindo sobretudo para o posicionamento dessas URLs nos sites de busca, outro incrível benefício para a presença digital da marca em um geral.

  • Você por dentro do seu público-alvo
    Através das redes sociais, que oferecem funcionalidades como as métricas, indicadores que desenham o perfil de quem acessa o seu conteúdo e como esse acesso acontece, você pode analisar mais de perto o comportamento do seu público-alvo. O posicionamento nos comentários, feedbacks oferecidos e tipo de conteúdo com os quais mais interagem são outros sinais válidos para se atualizar quanto ao que o seu cliente se interessa.

    E os benefícios não acabam por aqui. A lista foi apenas uma palhinha da infinidade de vantagens que um posicionamento digital pode trazer para o seu negócio nos tempos atuais. Mas mais importante do que saber o que se ganha, é saber as ferramentas para se conseguir o que se ganha. 

    No próximo tópico lhe mostraremos quais as mídias sociais mais utilizadas pelas marcas atualmente. Continue com a gente.

    Quais as redes sociais mais usadas por empresas?


    Um relatório levantado no final do segundo semestre de 2021 pela We Are Social, em parceria com a HootSuite, traçou uma lista de 10 redes mais usadas pelas empresas onde o Facebook se mantém na primeira colocação, enquanto é detentor de outras três colocadas no ranking. Confira abaixo:


    1º lugar Facebook com 130 milhões de contas


    2º lugar YouTube com 127 milhões de contas


    3º lugar WhatsApp com 120 milhões de contas


    4º lugar Instagram com 110 milhões de contas


    5º lugar Facebook Messenger com 77 milhões de contas


    6º lugar LinkedIn com 51 milhões de contas


    7º lugar Pinterest com 46 milhões de contas


    8º lugar Twitter com 17 milhões de contas


    9º lugar TikTok com 16 milhões de contas


    10º lugar Snapchat com 8,8 milhões de contas

    Ao olhar para a lista e sabendo da sua grande variedade de funções e formatos você pode se perguntar se existe a necessidade de seu negócio estar presente em todos estes lugares. 

    A resposta é não.

    Para isto se faz necessária uma análise de alinhamento de persona e benchmarking, avaliando onde o seu público mais se faz presente, assim como as suas concorrentes, dessa forma alinhando as redes que mais trarão retorno e impulsionamento para a sua marca. 

    Confiar em uma agência consolidada, formada por um time de experts no assunto é a solução perfeita tanto para traçar um plano de mídia feito sob medida para a sua empresa, assim como para gerir cada uma de suas redes sociais, produzindo conteúdos estratégicos, eficientes e humanizados para o seu público. 

    E para te ajudar a encontrar a opção ideal, deixamos o melhor para o final.

    Human2Be como sua especialista em redes sociais 

    Nossa agência de publicidade é formada por um time diverso, indo desde estrategistas que desenham os primeiros passos no planejamento até os criadores que geram conteúdos altamente personalizados à identidade e objetivos da sua marca, permitindo um trabalho multifacetado e garantindo maior precisão na entrega de resultados.

    Possuímos a expertise necessária para que o seu primeiro passo no mundo digital aconteça de forma assertiva, alinhado às suas expectativas e às expectativas do seu público. Ficaremos à frente do planejamento à análise dos resultados, guiando sua empresa eficiente e didaticamente rumo a um posicionamento de mercado mais harmonioso com as tecnologias dos tempos atuais.

    Rumo a um posicionamento mais harmonioso com o seu público.

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