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Tráfego Pago: Por que a sua empresa precisa dele?

Conheça tudo sobre uma das estratégias mais eficientes e ágeis para potencializar o alcance de seu negócio e fomentar resultados rumo ao objetivo tão sonhado dentre as marcas: a conversão.

Tráfego Pago: Por que a sua empresa precisa dele?

Crescimento e alcance orgânicos nas redes sociais é um processo gradativo, que exige análise e estratégias bem pensadas de criação e editoria para que a comunicação com a persona seja a mais efetiva possível.

E o tráfego pago, como uma ferramenta que, através de investimento, impulsiona conteúdos, chega justamente para facilitar processos e potencializar resultados rumo ao objetivo tão sonhado dentre as marcas: a conversão.

No nosso artigo de hoje falamos tudo o que você precisa saber sobre essa metodologia e todas as vantagens que ela traz para a sua empresa.

Vem com a gente nessa leitura!

O que é tráfego pago e qual o seu papel?

A Dentsu, uma das maiores agências de publicidade do mundo, revelou em seu relatório Ad Spend January 2022 que é esperado que os anúncios pagos representem mais da metade dos gastos globais com mídia em 2022, superando veículos tradicionais como televisão, por exemplo. 

Mas para algo com tanta expressividade, é importante você entender antes de mais nada o que é tráfego pago e como esse recurso funciona. 

Utilizar a estratégia de mídia paga é investir em anúncios publicitários na internet com o intuito de atrair visitantes para um site, loja ou landing page. Para isso, se utiliza de plataformas, as quais falaremos mais à frente, para a criação destes anúncios e a personalização do público que o receberá. A cobrança pode ser medida por CPC (custo por clique) ou impressões.

Dito isto, em uma estratégia de marketing onde a principal meta é awareness, gerar consciência e interesse por parte do público até se alcançar a conversão, ter à disposição uma ferramenta que acelera o acesso a esse objetivo pode ser uma peça chave. Mas é normal você ficar em dúvida se está investindo seu dinheiro de forma segura ao se perguntar se os anúncios estão chegando às pessoas certas.

Por esse motivo, existe um grande time de criação e estratégia por trás da análise e concepção destas mídias, apontando sempre para uma comunicação provocativa, interessante e coesa.

Para ajudar ainda mais a entender o conceito de tráfego pago, faremos uma simples comparação. Confira a seguir. 

Qual a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?

Pensando como oposto já dá para se ter uma ideia da diferença que se instala entre os dois, porém vamos esmiuçar para que fique mais claro.

Enquanto que o investimento no tráfego é físico, em dinheiro mesmo, o tráfego orgânico depende de tempo, estratégia e técnica, gerando um fluxo de visitação que não foi impulsionada através de anúncios. É um público que chegou à rede de forma natural, orgânica. 

Mesmo sendo conceitos diferentes, ambos costumam fazer parte das estratégias de marketing digital, possuindo também uma estrutura de criação diferente, onde um a intenção é a conversão e o outro a informação. 

É importante entender que o tráfego orgânico, como e-mail marketing e SEO por exemplo, são formatos e métodos que exigem tempo e estudo e que implicam em uma certa demora até à conversão, enquanto o tráfego pago vem justamente para encurtar e otimizar esse tempo. 

Vem com a gente que vamos te explicar um pouco mais a fundo como funciona essa ferramenta que facilita tanto nossa jornada de venda. 

Como funciona o tráfego pago?

Assim como qualquer outra estratégia dentro do marketing, o tráfego pago requer planejamento, acompanhamento, testes e análises, só assim saberemos se o anúncio está performando como desejado, se está atingindo um público qualificado ou se está chegando perto do objetivo a ser alcançado. 

Dentre os principais objetivos dentro dessa estratégia, estão:

  • aumentar o volume do following; 
  • captar mais visitantes para o website; 
  • gerar leads;
  • dar maior visibilidade para a marca;
  • venda de um produto.

E para atingir essas metas dentro das campanhas pagas é importantíssimo que se siga certos passos para que a estratégia de tráfego pago seja eficaz. 

A base mais fundamental de todo esse processo de construção é a escolha do budget, ou orçamento da campanha, pois o valor determinado ditará fatores definitivos como a quantidade de anúncios, tempo de atividade da campanha e o posicionamento, por exemplo. Sem essa informação, toda a equipe de criadores e estrategistas ficará de mãos atadas quanto ao que é possível ou impossível ser feito dentro do alinhamento da campanha. Com o valor discutido e determinado, outro ponto a definir é qual gatilho medirá o custo a ser cobrado. Aqui você terá duas opções:

  • CPC (custo por clique)
    Neste lance paga-se a cada vez que o anúncio gera um clique ou você também pode definir um teto de valor e deixar sua campanha ativa. Dessa forma, ela reunirá o máximo de cliques que o orçamento permitir. Este tipo de lance é ideal para quem almeja conversão, ou seja visitas em página, venda de ofertas, geração de leads e etc.
  • CPM (custo por mil impressões)

Já neste formato de lance, você paga a cada vez que mil pessoas visualizarem o seu anúncio, sendo necessário um orçamento bem alto para que os resultados sejam satisfatórios. Por trabalhar com base em alcance, este tipo de lance é ideal para gerar reconhecimento de marca e ganhar visibilidade online. 

Outro fator importante é conhecer bem o público e sua persona. Quanto mais segmentado for o seu anúncio maiores resultados ele trará para a empresa. Não só impactando no atingimento do objetivo, esse perfil de consumidor também será imprescindível ao longo de toda a etapa de planejamento e criação, para que o texto e a imagem, ou seja a comunicação, esteja coesa para com o público.

Quanto ao formato do anúncio ele pode ser variado indo desde texto (em títulos e descrições na ferramenta da pesquisa do google), assim como imagem e vídeo, tudo dependerá da escolha do canal ou plataforma a ser veiculada a campanha.

Qualquer que seja o tipo de conteúdo a ser criado, a escolha inteligente de um conjunto de palavras também se faz extremamente importante dentro da comunicação do anúncio. É o chamado CTA (sigla em inglês para chamada para ação), que será o texto a ditar o próximo movimento do público atingido pela mídia ("Clique e garanta", "Entre em contato e não perca" e etc…). 

Entendeu um pouquinho mais do esqueleto que forma o tráfego pago? Perceba que esta é apenas uma das inúmeras fases de estruturação desse tipo de estratégia, sendo imprescindível um time que dê atenção devida para cada camada de planejamento e criação. 

Algo que ditará muitas características do seu anúncio é a plataforma onde ele será veiculado. Como comentado anteriormente, existem vários canais onde é possível investir dinheiro para potencializar o alcance e a conversão. Abaixo falaremos um pouco sobre os principais.

Quais são as principais ferramentas para tráfego pago?

Dentre as mais comuns estão:

Google ADS

Plataforma de anúncios do Google, antigamente conhecida como Adwords, onde é possível criar anúncios de Pesquisa, de Display, no Youtube, no Gmail e na Play Store. Enquanto que os últimos três são autoexplicativos (são criativos que aparecem nestas plataformas), o anúncio de Pesquisa são os que surgem como resultado de pesquisa no Google e os de Display são os banners que aparecem nos sites que visitamos. 

Facebook Ads & Instagram Ads

Pertencente ao grupo Meta, ambos canais têm seu gerenciamento pela plataforma de anúncios do Facebook Ads. Este último permite diferentes formatos de conteúdo em seus diferentes veículos, incluindo tráfego pago para o próprio Facebook, para o Messenger, para o Instagram e anúncios que direcionam para uma conversa no whatsapp, por exemplo. 

Devido à grande base de informações que o Facebook detém de seus usuários, assim como à análise que realiza de milhões de interações, comentários e cliques por segundo, campanhas veiculadas por ele, se bem segmentadas, trarão grandes resultados por acabarem atingindo a pessoa certa para aquele anúncio. 

Já no Instagram, os formatos veiculados (sejam imagens estáticas, também chamadas de peça únicas, ou vídeos) podem ser publicações no feed ou Stories, também contando com direcionamentos super personalizados por fazer parte da família Meta e possuir um algoritmo extremamente eficiente. 

Linkedin Ads

Menos comum dentre as opções listadas, anúncios veiculados pela plataforma de anúncios do Linkedin podem garantir ótimos frutos se a comunicação do seu negócio conversa com outros negócios, o famoso B2B.

Independente de qual for a plataforma escolhida e o formato do conteúdo, a presença de um time por trás de cada etapa continua a ser imprescindível já que cada escolha feita impacta diretamente no resultado que a sua campanha terá.

Entenda mais a seguir.

Qual a importância de uma agência de publicidade para a criação de uma campanha? 

O conhecimento especializado de cada membro de um time de criação e estratégia fará com que todas as etapas da estrutura de seu anúncio (estudo, planejamento, criação, acompanhamento, testes e análises) sejam meticulosamente pensadas para que os indicadores colhidos tragam apenas frutos positivos para a sua empresa.

Isadora Porres, expert de tráfego pago do nosso time Human2Be, ainda acrescenta:

"Entendo que uma boa gestão de anúncios apenas acontece quando se consegue atingir os objetivos do negócio com os melhores custos e retorno sobre investimento (ROI).

Para isso, a geração de dados e a análise multifatorial dos resultados são muito importantes, já que cada negócio vai exigir adaptações para alcançarmos efetivamente os objetivos, e o analista vai aplicar seu conhecimento desde o uso da ferramenta até às possibilidades criativas da mensagem que será veiculada.

Um bom gestor de tráfego entende que verdades absolutas precisam ser questionadas e as variáveis de cada negócio precisam ser testadas e estudadas." 

Por isso, confie o norte dessa estratégia para quem entende dos processos. Assim seu investimento será otimizado e aproveitado ao máximo em benefício à sua empresa, independente de seu volume.

A Human2Be tem uma equipe especializada e 100% antenada nas tendências, tanto visuais quanto de linguagem, assim como em todos os aspectos técnicos que farão da construção de sua campanha um verdadeiro sucesso!

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