COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
& MARKETING DIGITAL

Transformando Horizontes: O Case excepcional de Desenvolvimento Web para o Fronteiras do Pensamento

Conheça os detalhes desse job incrível de produto digital que deu luz a um projeto de nível nacional para DC Set Group, o mais diverso grupo de entretenimento do país.

Transformando Horizontes: O Case excepcional de Desenvolvimento Web para o Fronteiras do Pensamento

Imagine a possibilidade de interagir com os maiores pensadores, artistas, cientistas e líderes mundiais, discutindo os tópicos mais prementes da atualidade. Essa é a essência do Fronteiras do Pensamento, um projeto cultural que há mais de 15 anos tem fomentado debates, cursos e publicações para estimular a reflexão crítica e a diversidade de ideias.

Explorando temas tão diversos como educação, ética, política, ciência, tecnologia, cultura, arte e meio ambiente, o projeto busca expandir os limites do pensamento e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados.Para tornar essa missão ainda mais dinâmica e digitalmente inteligente, o Fronteiras confiou à equipe da Human2be a tarefa de desenvolver uma nova plataforma que reunisse de forma intuitiva, eficiente e responsiva toda a sua estrutura de TI, cadastros, informações, conteúdos, venda e gestão de tickets on-line, pagamentos digitais e plataforma TVOD (Vídeos on demand).Como alcançamos esse objetivo? Descubra neste artigo!

Fronteiras do Pensamento & Human2be: Uma parceria de longa data

Parceiro da Human2be desde 2014, a trajetória do Fronteiras do Pensamento começou em uma pequena empresa privada chamada Dellus, focada na realização de eventos que reuniam grandes pensadores, semelhante ao TED Talks.

Após sua implementação e popularização, o projeto foi adquirido pela RBS e então absorvido pela DC Set Group, conhecida por grandes eventos como o Rock in Rio e cujo um dos sócios é o renomado artista Roberto Carlos. Neste contexto, a consultoria de nosso Diretor de Novos Negócios, Tchelo Castro, desempenhou um papel crucial, iniciando assim nossa parceria.

Integrado aos processos de otimização do projeto Fronteiras, Tchelo desempenhou um papel ativo em inúmeras transformações, liderando diferentes iniciativas voltadas para o fortalecimento, refinamento e impulsionamento da presença digital do projeto, culminando no nosso mais recente desafio.

Buscando um novo posicionamento, especialmente diante dos desafios impostos pela pandemia, o Fronteiras confiou em nossa equipe para conduzir o desenvolvimento de uma plataforma digital, antecipando a transição para um modelo híbrido pós-restrições de eventos físicos.

Superando Desafios Iniciais

Para viabilizar o desenvolvimento de uma plataforma que entregue uma excelente experiência aos usuários, a estrutura de navegação e disposição do conteúdo precisava ser intuitiva, clara e objetiva. 

O primeiro desafio foi unificar a estrutura de TI do Fronteiras, anteriormente fragmentada entre diversos parceiros, simplificando não apenas os processos internos, mas também reduzindo os custos mensais associados.

O segundo desafio envolveu a organização do banco de dados, consolidando informações essenciais em uma única plataforma, o que impactou positivamente na organização do cliente e na utilização das ferramentas de relacionamento. Esta etapa nos permitiu otimizar processos, diminuir tempo de atendimento e gestão, entregar novas informações e cruzamento de dados para tomada de decisões mais estratégicas.    

Análises e estudos no start do job

Como pontapé na idealização da nova plataforma, conduzimos uma pesquisa focada na usabilidade, visando entregar uma performance dinâmica e ágil. Estudamos as principais plataformas do mercado, especialmente aquelas que integravam experiências físicas e digitais, um aspecto fundamental para o Fronteiras que oferece eventos em ambos os formatos. 

Com base nessa análise, identificamos os elementos essenciais para o sucesso do projeto:

  • Uma plataforma com design neutro, focando no destaque do conteúdo;
  • Facilidade de atualização para adaptar-se a novas campanhas e identidades visuais;
  • Um robusto sistema de gestão para flexibilidade na organização de eventos;
  • Integração com as melhores plataformas de mercado;
  • Um banco de dados otimizado e organizado com geração de relatórios para tomada de decisões;
  • Um sistema para entender o comportamento do usuário e entregar conteúdos personalizados e relevantes.

Know-How em Desenvolvimento Web: Um Diferencial Human2be

Aplicando nossa expertise em UX/UI, refinada ao longo desses mais de 20 anos de atuação, fomos além do desempenho e estética, priorizando o aspecto informativo e operacional da plataforma.

Resolvemos questões como escaneabilidade do conteúdo, intuitividade da navegação e retenção do usuário, alinhados com as tendências e o conceito Mobile First, garantindo assim uma plataforma altamente adaptável e funcional em qualquer dispositivo.

A identidade visual do portal destaca-se pela simplicidade e harmonia, favorecendo o rápido carregamento e o ranqueamento nos mecanismos de busca. 

Um case (multi)plataforma de desenvolvimento web

Para além do alto desempenho e a estrutura de navegação comportamental e esteticamente eficiente, nossa atuação refinou a multifuncionalidade da plataforma. 

Otimizamos o Portal Fronteiras, garantindo não apenas o alto desempenho e uma estrutura de navegação eficiente, mas também uma abordagem multifacetada. Todo o conteúdo informativo e promocional dos eventos é cuidadosamente indexado de forma envolvente e integrada ao novo layout, proporcionando uma experiência imersiva aos visitantes. 

Em parceria com a Just a Little Data, especialistas em análise de dados, desenvolvemos recursos avançados para fornecer insights valiosos sobre o comportamento do usuário. Essas informações são fundamentais para ampliar o conhecimento do business e orientar estratégias de negócios, garantindo que cada interação na plataforma seja significativa e personalizada.

Além disso, implementamos um sistema inteligente de personalização de consumo de conteúdos, no qual o portal reconhece o usuário logado, suas preferências e histórico de interações. Isso permite a entrega de conteúdos relevantes e sob medida, otimizando a experiência do usuário e aumentando sua retenção no site.

Fronteiras Plus: o novo produto digital TVOD

Além do portal de conteúdo, concebemos a plataforma de assinaturas Fronteiras Plus, oferecendo acesso exclusivo a eventos ao vivo e ao vasto acervo já produzido através de um modelo TVOD (Transactional Video on Demand), que permite o acesso sob demanda mediante pagamento de assinatura anual.

Para promover essa oferta singular, nossa equipe de estratégias de conversão, elaborou uma landing page comercial, destacando a experiência única e a riqueza do conteúdo disponível, enquanto enfatiza os benefícios de aderir à assinatura do Fronteiras Plus. 

Inovação Digital e Experiência de Streaming de Alto Nível

Para fortalecer a multifuncionalidade do Fronteiras Plus como um produto digital de excelência, implementamos integrações estratégicas que otimizam a experiência do usuário. Utilizamos o Pagar.me, integrado ao nosso sistema de assinatura recorrente, para as cobranças digitais, garantindo um processo de pagamento seguro e eficiente.  

Além disso, integramos o Vimeo para transmitir eventos ao vivo com performance otimizada, qualidade de imagem superior e privacidade, proporcionando uma experiência de streaming imersiva e de alto nível. Essas integrações são fundamentais para assegurar a eficiência dos recursos oferecidos pelo Fronteiras Plus, consolidando nosso compromisso com a excelência e a inovação. 

Para saber mais sobre como conduzimos essa experiência, nosso Diretor de Novos Negócios compartilhará insights valiosos sobre sua contribuição essencial para o sucesso deste projeto. 

"Minha trajetória com o Fronteiras do Pensamento foi e continua sendo uma jornada fascinante, impulsionada pela minha expertise em UX e UI, aliada à minha visão estratégica em negócios e plataformas digitais. Como Diretor e Consultor Digital da Human2be, tive o privilégio de liderar nossa equipe na criação de uma experiência digital revolucionária. 

Desde a concepção até a implementação, cada etapa foi meticulosamente planejada para oferecer uma interface intuitiva e envolvente, proporcionando aos usuários uma jornada única e enriquecedora. 

O desenvolvimento de plataformas de gestão para enriquecer a estrutura operacional, a integração do Pagar.me para facilitar as transações financeiras e a parceria estratégica com o Vimeo para a transmissão de eventos ao vivo são exemplos do nosso compromisso em oferecer soluções inovadoras e de alta qualidade. 

Estou imensamente orgulhoso do trabalho realizado e confiante de que o Fronteiras+ continuará a inspirar e conectar pessoas ao redor do mundo

Um job que, definitivamente, superou fronteiras

Entregar uma solução digital tão rica e multifuncional a uma iniciativa igualmente rica, em cultura e propósito, foi, assim como um imenso privilégio, outro passo super importante que damos em uma parceria que perdura há 10 anos.

Clique aqui e conheça de perto o Fronteiras do Pensamento.

 
 

 

 

Compartilhe

LEIA OUTROS CONTEÚDOS
Que tipo de projeto vai ser realizado?
CONTINUAR
Como soube de nós?
Há quanto tempo existe a sua empresa?
Quantos colaboradores você tem hoje?
Qual o seu segmento?
Qual é o faturamento mensal da sua empresa?
Você possui setor de Marketing?
Queremos ouvir sobre suas necessidades. Conte-nos mais!
QUERO UMA PROPOSTA
Preencha o formulário para iniciar uma conversa com um especialista.