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Identidade Visual para Empresas: Por que é tão importante investir neste conceito?

Seja no mundo físico ou virtual, a identidade visual de uma empresa é o atributo que a destaca perante a um mar de concorrentes, tornando-a única. Confira no artigo tudo sobre e seus principais benefícios.

Identidade Visual para Empresas: Por que é tão importante investir neste conceito?

Imagine-se desenhando em uma tela vermelha um “M” amarelo ou um “C branco em letra cursiva. Se McDonalds e Coca-Cola vieram à sua mente, neste pequeno exercício você já entendeu, resumidamente, a importância de uma identidade visual para empresas.

De forma técnica, esse atributo é um conjunto de fontes, cores e elementos que expressam visualmente as características e valores da marca, apresentando aos olhos do mundo o que faz o seu negócio ser diferente da concorrência. 

Parece algo óbvio se discutido de agência para agência, porém nem sempre a essencialidade de uma ID visual é reconhecida pelos mais interessados: os empreendedores.

Por este motivo, nós trazemos neste artigo, de forma clara e didática, os principais fatores que dão base para esta importância e os benefícios que estão vinculados a um bom alinhamento de identidade visual.

Vem com a gente trilhar essa jornada!

Em mais detalhes: o que é identidade visual?

Trazendo para a nossa conversa quem entende do assunto, um dos componente de nosso time de Design, Gustavo Medeiros, diz que a identidade visual é, no sentido prático, “a união de elementos como logomarca, cores, formas e tipografia, formando assim a base para diversos materiais que serão elaborados para uma marca.”

Ainda é importante sublinhar que faz parte desse conjunto aspectos intangíveis como valores, conceitos, sensações e princípios a serem transmitidos, o que torna ainda mais personalizada a mensagem visual que a identidade passará.

O resultado? Certas IDs impactam tanto no imaginário coletivo que suas formas, tipografias e até mesmo as suas cores fazem com que o nome venha à tona facilmente na cabeça do público.

Dessa forma, podemos elencar o potencial de reconhecimento como um dos principais fatores que embasam a eficiência de uma identidade visual. Mas podemos ser um pouco mais específicos nesse tema, então continue conosco e confira o próximo tópico.

Importância da identidade visual para as empresas

Trabalhar uma identidade visual que carregue, do conceito às formas, os princípios e sensações que você deseja transmitir, é criar uma primeira impressão poderosa, que impacte no consciente e inconsciente do seu público. 

Apresentar campanhas, posts, flyers, ou qualquer que seja a comunicação, com design próprio, personalizado e que expressa a identidade do negócio surtirá muito mais efeito em quem recebe, alimentando progressivamente o fator “reconhecimento”, tão importante no nosso atual contexto digital com tanta informação e competitividade. 

Quanto mais presente na memória do público consumidor, mais chances sua marca tem de ser lembrada na hora de decidir uma compra ou contratação de serviço, impactando consequentemente em indicadores de faturamento, benefício crucial para se alavancar o negócio.

Mesmo que já tenha ficado um pouco mais claro o que é ID Visual e como seu papel impacta positivamente nas marcas, ainda é importante destacarmos algumas diferenças entre ela e outro conceito, para que nenhuma confusão aconteça. 

Confira a seguir. 

Qual a diferença entre identidade visual e branding?

Mesmo que sejam conceitos interligados, onde um não existe sem o outro, ambos não são sinônimos. 

Enquanto que a ID Visual representa todos os elementos e conceitos que formarão a “cara” do negócio, seja em materiais físicos ou nas redes sociais por exemplo, o Branding é todo o processo estratégico e analítico que desenha e entende quem é a empresa, como enxerga o mundo, como se posiciona e como quer se comunicar com os clientes, indo muito além de questões unicamente gráficas.

Outra integrante do nosso time de Design, Bruna Carolina, ainda complementa que a Identidade Visual é uma das principais contribuições para o Branding, já que é ela que “torna a marca memorável.” 

Ainda acrescenta. “Quando se possui uma ID Visual completa à disposição, fica muito mais fácil do consumidor atrelar o produto à empresa, além de deixar mais profissional e atrativa a comunicação entre a marca e o seu público.”

Concluindo o pensamento, Branding será o processo responsável por gerir toda a análise de posicionamento, valores e conceitos de cada marca, tendo como objetivo determinar qual a melhor estratégia para se otimizar o reconhecimento de marca

Caso o ponto a se dar atenção seja a forma como visualmente a empresa se apresenta nas comunicações, otimizar sua Identidade Visual pode ser o caminho certo!

 

O que se precisa para construir uma boa identidade visual?


Segundo nosso parceiro Gustavo Medeiros, é imprescindível um “bom briefing, com todos os dados, ideias e referências que o cliente pode trazer, para assim chegar em um resultado que represente de forma efetiva a marca.”

Na construção do briefing, termo dado a um documento ou texto descritivo que reúne informações relevantes sobre algo, é importante que ocorra uma análise profunda por parte da agência, observando os detalhes que definem algum aspecto sobre a marca. 

Para tal, se faz necessário um time de criação com olhar apurado, sensível às vontades e objetivos do cliente e atualizado nas tendências, para que consiga atender os mais diversos direcionamentos. 

E a Human2Be conta com esse time!

Do visual ao textual, contamos com uma expertise capaz de ilustrar a complexidade de cada empresa em identidades personalizadas que atraem, impressionam e que, o mais importante, ficam na memória.

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