COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
& MARKETING DIGITAL

Instituto Insper: Projeto de Desenvolvimento Web que abriu janelas no agronegócio mundial

Saiba tudo sobre o Insper Agro Global, novo portal de uma das principais referências brasileiras em geração de conhecimento desenvolvido pela Human2be

O agronegócio é um dos setores mais importantes e dinâmicos da economia brasileira, responsável por cerca de 25% do PIB nacional, segundo números do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), e por mais de 40% das exportações. Nesse contexto, o conhecimento sobre as tendências, os desafios e as oportunidades do setor é fundamental para o desenvolvimento sustentável do país e para a inserção competitiva do Brasil no mercado global.


Para contribuir com a geração e a disseminação de conhecimento no nicho, o Instituto Insper, uma das maiores referências brasileiras em educação e pesquisa, criou o Insper Agro Global, um centro de estudos coordenado pelo renomado especialista Marcos Jank, que reúne pesquisadores, professores, alunos e parceiros para analisar e debater temas relevantes para o setor, como inovação, sustentabilidade, comércio internacional, políticas públicas, entre outros.


Confiando em nosso know-how em desenvolvimento de plataformas digitais, o Insper Agro Global nos desafiou a desenvolver um portal que promovesse todo o seu acervo de pesquisas, análises, trabalhos acadêmicos e dados institucionais de forma organizada, acessível e atraente, e neste artigo vamos mostrar como foi esse processo. 

 


Marcos Jank é um dos nomes mais importantes do agronegócio internacional, com mais de 30 anos de experiência profissional e acadêmica como Engenheiro Agrônomo.

Agronegócio Digital: o caminho que nos levou ao INSPER


Coordenador do Insper Agro Global e um dos participantes assíduos da COP 27, encontro anual das Nações Unidas que debate assuntos ligados ao aquecimento global, à mudança climática e seus impactos na saúde do planeta e na economia, Marcos foi o principal link que nos levou até o projeto do portal.


Para Marcos Jank também fomos responsáveis por desenvolver um portal que engloba todo o seu conteúdo acadêmico e midiático. Aplicando nossa expertise em UX/UI e Mobile First, nossa equipe projetou um website prático e com alta navegabilidade multiplataforma, fomentando a encontrabilidade e otimizando a experiência do visitante.

Desenvolvendo um nova janela para o conhecimento


O first step de qualquer job na Human2be é a análise aprofundada de cada cenário, seus objetivos, desafios e tendências, para que os insights que darão base ao desenvolvimento do projeto sejam assertivos às expectativas tanto do cliente quanto do target da plataforma digital. 


Neste job o ponto focal era o conteúdo, então uma das principais frentes de atuação foi o desenho da nova navegação, com o intuito de oferecer uma experiência fluida e ágil para os visitantes.


Para atender esse objetivo, nossa equipe aplicou nossa expertise UX/UI e desenvolveu uma estrutura mais escaneável (fácil de interpretar), onde as formas e o balanço entre as cores e o branco delineiam cada área do site, topicalizando os temas de forma organizada e clara. 


O design leve e geométrico aplica a identidade visual do instituto de forma atraente e moderna, gerando uma combinação equilibrada de cores e elementos gráficos. Essa característica clean garante o desempenho ágil do portal, o que colabora positivamente para o seu posicionamento nos mecanismos de busca, já que o Google, por exemplo, destaca a performance como um dos principais atributos na hora de ranquear os sites em seus resultados. Mas as otimizações não param por aí.

 

Diferenciais no desenvolvimento do site que destacam o Insper Agro Global como plataforma de conteúdo


Já contamos aqui em nosso blog, no artigo “Como a criação de site profissional pode ajudar na visibilidade e conversão do seu negócio?”, os benefícios que um desenvolvimento bem embasado, experiente e conectado às tendências pode trazer para uma empresa, instituição ou qualquer que seja a pessoa ou marca promovida pelo site. 


Nesse projeto fomos além do desempenho e estética, valorizando o aspecto informativo que o projeto exigia, resolvendo, através de recursos dinâmicos e inteligentes,  questões como escaneabilidade do conteúdo, intuitividade da navegação, recursos de retenção e acessibilidade. 

  • Acessibilidade Digital 

    Através de nosso know-how em desenvolvimento de soluções digitais e pensando na amplitude do público visitante, incorporamos recursos que democratizam o acesso ao conteúdo, como alto contraste, aumento de fonte, otimização de leitura de voz e plugin que aplica em certos materiais leitura em sinais. 

  • Arquitetura da Informação

    No projeto norteamos um trabalho de interação de conteúdos onde o recurso que facilita a navegação dos visitantes é a busca por palavras-chave. Implementamos uma nuvem de tags na home, ajudando na exploração pelos assuntos publicados pelo portal, e ao final das leituras, o campo "Leia também" trabalha o indicador de permanência no site, afugentando a taxa de rejeição.

  • Navegação Intuitiva
    A estrutura de navegação facilita a localização de informações, melhorando a usabilidade do site e garantindo que os usuários encontrem facilmente o que procuram.
  • Conteúdo Balanceado e Otimizado

    Possui um excelente equilíbrio entre texto, imagens e outros elementos visuais, o que contribui para uma experiência fluida, mantendo os visitantes envolvidos e interessados. Aplicando as normas de otimização de ranqueamento (SEO On Page), projetamos o website seguindo não só as exigências estruturais como também o uso inteligente das keywords e a aplicação estratégicas das meta tags. 

  • Funcionalidades Interativas

    Os carrosséis de imagens e os elementos de navegação adicionam dinamismo ao portal.

  • Responsividade

    Adotando a abordagem Mobile First, nossa equipe de desenvolvimento priorizou a otimização do website para dispositivos móveis e adaptação para outros dispositivos, seguindo a tendência do acesso por meio de smartphones e tablets.

 

Cada diferencial foi uma peça importante para a garantia de uma experiência completa, dinâmica e atraente. Após publicado o website, faz parte do procedimento Human2be realizar uma varredura para avaliar e identificar possibilidades de melhoria de performance, no mobile e no desktop. 


O resultado foi um portal projetado e otimizado para impulsionar a presença digital do instituto, que une informativos de cursos, eventos, publicações, matérias midiáticas e artigos acadêmicos em uma estrutura totalmente intuitiva e leve.

 


Hub de Inovação: Expandindo Fronteiras Digitais


O Portal Insper Agro Global foi um sucesso na receptividade e na sua performance, abrindo portas para uma colaboração ainda mais profunda entre a Human2be e o Insper.  


O desenvolvimento do portal não apenas consolidou a posição de excelência da Human2be como arquitetos digitais, como também sinalizou o início de um projeto que transcendeu as fronteiras do agro brasileiro: o desenvolvimento de mais um portal, desta vez para o núcleo de estudo Hub de Inovação e Empreendedorismo Paulo Cunha.


O núcleo tem como objetivo a resolução de problemas reais que as organizações e a sociedade enfrentam todos os dias, acelerando mudanças que tragam benefícios econômicos e sociais significativos. 


Sua missão é estreitar os vínculos entre organizações, alunos e docentes por meio da execução de projetos multidisciplinares, fomentando novas parcerias a partir das pesquisas desenvolvidas nos cursos.


Refletindo essa ideia, desenvolvemos um portal que segue em estética e estrutura seu semelhante, o Insper Agro Global, envolvendo os visitantes com uma navegação fluida, ágil e sobretudo inteligente, já que a arquitetura da informação destaca democraticamente cada tipo de conteúdo e suas páginas internas indicam materiais compatíveis com o assunto de cada uma delas, aumentando o indicador de retenção.


A Human2be conquistou a confiança do Insper para mais este projeto graças à nossa capacidade de injetar inovação e qualidade em cada um de nossos trabalhos - além de nossa agilidade no desenvolvimento e publicação também ter sido, sem dúvida, um fator determinante.


Este capítulo na nossa jornada exemplifica não apenas nossa aptidão, mas também o que aspiramos sempre alcançar: uma parceria contínua, pautada na confiança e que gera resultados positivos e reais.

Um novo portal no ar, uma nova experiência na bagagem


Ser a equipe responsável pelo lançamento de portais tão relevantes para o meio acadêmico e para os setores de Agronomia, Empreendedorismo e Tecnologia foi extremamente gratificante. Foi possível explorar toda a amplitude de nossa expertise acumulada nestes 20 anos de atuação, chegando a resultados que superaram todas as expectativas. 


Quem nos diz um pouco mais sobre como foi estar à frente destes projetos é nosso Diretor de New Business Tchelo Castro:


“A confiança depositada na Agência Human2be, pela chamada por muitos de "A Harvard Brasileira", é a maior prova social da qualidade, expertise e entrega do nosso trabalho. A certeza da satisfação do cliente veio quando fomos chamados pelo Hub de Inovação e Empreendedorismo Paulo Cunha, centro que faz parte do ecossistema do Insper, para também produzir o seu portal.”

Para conhecer de perto o resultado final de cada portal, acesse o Insper Agro Global ou Hub de Inovação e Empreendedorismo Paulo Cunha.

Compartilhe

LEIA OUTROS CONTEÚDOS
Que tipo de projeto vai ser realizado?
CONTINUAR
Como soube de nós?
Há quanto tempo existe a sua empresa?
Quantos colaboradores você tem hoje?
Qual o seu segmento?
Qual é o faturamento mensal da sua empresa?
Você possui setor de Marketing?
Legal! Agora, nos dê alguns detalhes sobre o seu projeto